Mundo dos Gatos: castrar é o melhor?

Oi, gente!!!

Já contei aqui nesse post sobre como é ter gatos.

Agora vou contar sobre a castração. Tenho duas gatinhas uma só fica dentro de casa e a outra gosta de dar uns passeios pelo muro. Até aí tudo bem porque ela sempre volta para a casa. Pra quem não conhece essas são as minhas gatinhas:

Essa é a Nica:

nica eu

E essa a Tina:

tina eu

Mas aí do nada apareceu um gato lá em casa lindo que não queria ir embora de jeito nenhum, ele e as minhas gatas não combinavam sem falar que ele não deixava elas comerem etc..

Tentei achar o dono ou alguém para adotá-lo e sem sucesso.

Aí consultei alguns veterinários e eles me falaram que uma das minhas gatas podia estar entrando no cio por isso o gato não saía da minha casa. Resultado: castrei as duas e minha irmã levou o gato para a loja do meu pai em Três Corações.

Mas antes da cirurgia sofri bastante. Fiquei morrendo de dó de fazer isso e tudo mais.

Mas afinal, castrar é o melhor?

Sim. Castrando, o animal fica mais dentro de casa, consequentemente, fica menos expostos aos perigos das ruas como doenças, brigas, atropelamento, sem falar na fêmea que pode engravidar várias vezes.

Como é feito a cirurgia?

Nos machos é retirado os testículos eles se recuperam dentro de dias já na fêmea faz um corte na barriga para a retirada do útero e ovários. A recuperação é feita de 7 a 10 dias.

Minha experiência com a cirurgia:

Tem que ficar 12 horas de jejum de comida e água, então na noite anterior dei Wiskas (elas amam) para aguentar esse tempo todo. De manhã elas já estavam impacientes de fome, mas aguentei firme rsrsrs. Logo após a cirurgia, na hora de pegá-las ,eu assustei bastante. Elas estavam com o efeito dos remédios: com os olhos abertos e o corpo imóvel. Recomenda deixar em um lugar onde não possam se movimentar  muito ou pular por causa dos pontos.  A fêmea tem que usar tipo um macacão para segurar os pontos e não ter o perigo de lamber. O mais difícil na minha opinião são os remédios. Eram comprimidos e elas não tomavam de jeito nenhum, cuspiam para fora rsrsrs. A solução que encontrei nos 03 primeiros dias foi dissolver na ração.

E depois da cirurgia?

Para tirar os pontos foi tranquilo. Em uma gata deu casquinha e inchou um pouquinho (ela não parava quieta rsrsrs). Aí ela teve que continuar com a roupa por mais 5 dias. A roupinha é essa aqui:

roupa gato

gata

 

Antes de castrar pesquise em algumas clínicas pois o preço varia bastante. Tem alguns lugares que é possível fazer de graça ou a preço popular. A roupa custa na média de 30 a 40 reais. Já a medicação ficou +- 60 reais. Depois de castrar tem algumas rações especiais porque alguns animais podem engordar um pouquinho :)

É isso gente! Quem tem gatos e gatas corram para castrar.

Beijos Beijos!

Deixe o seu comentário